domingo, 16 de novembro de 2008

Arte brasileira no período romântico

Apesar da produção literária ser predominantemente romântica, vive-se no país neste período um grande incentivo ao academicismo e ao neoclassicismo. O neoclássico é o estilo oficial do Império recém-proclamado e o grande centro das artes no país é a Escola Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, lar do neoclassicismo no Brasil, sob influência direta da Missão francesa trazida pelo Príncipe-Regente D. João VI.
Principais características: subjetivismo, evasão, erotismo, senso de mistério e religiosidade.

Um comentário:

William Santos disse...

Posso fazer uma pergunta? sem querer ser chato, se eu estiver não precisa responder. Antes, queria elogiar a iniciativa de estudar o romantismo mais a fundo e dinfudir o conhecimento que vc's estão adquirindo, realmente, muito boa idéia!!!

Então vai a pergunta: vc's dizem que a Escola Imperial de Belas Artes, lar do neoclassicismo no Brasil, sofreu influencia DIRETA da missão francesa trazida por D.João VI. A história nos conta que a família real veio ao Brasil, fugindo da ameaça de Napoleão, ditador francês e com auxílio direto dos Ingleses. Então como o neoclassicismo no Brasil pôde sofrer influencia DIRETA da missão francesa trazida por D. João? naum seria influência inglesa? só é uma dúvida... agradeço se eu tiver a elucidação dessa questão. Bons estudos...